Projeto “Carlos Gomes na Escola” - 2015

A história de vida do maestro e compositor Carlos Gomes tem encantado os alunos do 5° do Ensino Fundamental, desde o ano de 2013. O Projeto “Carlos Gomes na Escola” é desenvolvido através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cultura e o Rotary Clube Carlos Gomes de nossa cidade.
Com o objetivo de levar às crianças das escolas municipais de Campinas conhecimento sobre a obra do grande compositor campineiro, o projeto tem alcançado, a cada vez mais, alunos e professores. Em 2015, a novidade foi a criação de um Site com o nome “A Campinas de Carlos Gomes”, onde os estudantes foram convidados a participar com seus trabalhos do Concurso de redação “Carlos Gomes na Escola”.
No site, os estudantes tem acesso a artigos, história de vida, obras, depoimentos e curiosidades sobre o maestro. Os alunos também podem acessar fotos de Carlos Gomes e vídeos com suas canções e modinhas.
Durante o mês de setembro, os alunos do 5º ano participaram de palestras musicadas com o intuito de adquirirem conhecimento sobre a trajetória de vida de Carlos Gomes. Após as palestras, os alunos foram convidados a escrever uma redação sobre o que aprenderam. O trabalho foi realizado sob a orientação dos professores da Rede Municipal de Ensino.
Depois de elaboradas, as redações foram encaminhadas à Comissão do Concurso Literário, composta por especialistas sobre a vida e obra de Antonio Carlos Gomes.
A Comissão escolheu as cinco melhores redações e os vencedores foram contemplados com diversos prêmios.

Nome dos vencedores por ordem alfabética:

Evelyn Lopes- EMEF Raul Pila
Fatima Leticia - EMEF Dr. João Alves
Jackson Silva – EMEF Dr. Lourenço Bellocchio
Tatiana Novoselova –EMEF Profa. Dulce Bento Nascimento
Thais Flauzino – EMEF Padre Domingos Zatti

Parabéns a todos os alunos que escreveram suas redações e participaram do concurso. Agradecemos aos professores da Rede Municipal de Ensino pelo incentivo aos alunos, trazendo-os às Palestras Musicadas.

Colocação Ano Nome do Aluno Escola Tipo de trabalho Título
1ª Lugar 2015 Jackson Vinicius Silva de Andrade EMEF -"Dr. Lourenço Bellocchio" Redação Minha Vida
2ª Lugar 2015 Tatiana Alexeevna Novoselova EMEF "Professora Dulce Bento Nascimento" Redação A Trajetória de Sucesso do Menino Tonico
3ª Lugar 2015 Thais Flauzino Merlo EMEF "Padre Domingos Zatti" Redação O Maestro Carlos Gomes
4ª Lugar 2015 Fátima Leticia da Cruz EMEF Dr "João Alves dos Santos" Redação A Vida de Carlos Gomes
5ª Lugar 2015 Evelyn Beatriz M. Lopes EMEF "Escola de Educação Integral Raul Pila" Redação Carlos Gomes
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,