2013 - PROGRAMAÇÃO DO MÊS DE CARLOS GOMES

DIA

PROMOTOR

20h

Recital Carlos Gomes, Lírico e Romântico I, com Victória Real, Celeste do Carmo, Melissa Sofner, Mariana Von Zuben, João Gabriel Bertolini, Susana Boccato, Kohdo Tanaka, Marina Gabetta, Nunno Dellalio e José Luiz Águedo-Silva. Piano: Chiquinho Costa.

Auditório da Assoc. Campineira de Imprensa (ACI)

16h

Bailando sob a Música de Carlos Gomes. Coordenação: Fernanda Faez

Concha Acústica - Auditório Beethoven

Parque Portugal

Assoc. Mov.  “Dança Campinas” e academias convidadas

20h

Recital Vicente Montero-Vera Pessagno e Coral Pio XI, regido por Oswaldo Antonio Urban.

Teatro do Centro Social Kennedy

Centro Social Kennedy e apoio ABAL-C

20h

Recital Carlos Gomes, Lírico e Romântico II, com Rafael Leoni, Nádia Zanotello, Regina Márcia Moura Tavares, Kohdo Tanaka, Joyce Lima Martins, Vicente Montero, Alcides Acosta e Nelson Nicola Dimarzio. Piano: Chiquinho Costa

Auditório da Assoc. Campineira de Imprensa (ACI)

11h

Canções e modinhas de Carlos Gomes, com Regina Márcia Moura Tavares, Vicente Montero, Nunno Dellalio e Marina Gabetta. Piano: Alex Magno dos Reis

12h15

Missa em Memória de Carlos Gomes, com Madrigal Decasom, direção Niza C. Tank

Igreja de Sta.Rita

Niza de Castro Tank

10h

Grande Homenagem a Carlos Gomes diante do Monumento Túmulo do Maestro. Banda do Menor Patrulheiro de Campinas, Orquestra Juvenil do Conservatório Carlos Gomes, Rotary Carlos Gomes, Lions Carlos Gomes, ABAL-Campinas, CCLA, alunos de Escolas Municipais de Campinas

Monumen-

to Túmulo de Carlos Gomes

(Pça.Bento Quirino)

Sec. de Cultura, PMC

9h

O Centro de Memória Unicamp (CMU) apresenta, de 17/9 a 17/10, no Hall da Biblioteca Central Cesar Lattes (BC-CL), a exposição “Carlos Gomes: o Nhô Tonico de Campinas”. Visitas: de segunda a sexta-feira, das 9 às 22h45, na rua Sérgio Buarque de Holanda 421, no campus da Unicamp. Além da exposição, às 9h15, no auditório da BC-CL, ocorrem duas mesas-redondas. Na primeira, “Carlos Gomes e sua Música”, o professor Marco Padilha aborda "Carlos Gomes e a Música Contemporânea" e o professor José Alexandre dos Santos Ribeiro, “As modinhas de Carlos Gomes”; Niza de Castro Tank faz a palestra musicada “A voz na Ópera de Carlos Gomes”, com participação de Elizabeth Ratztendorf, soprano, Lenine dos Santos, tenor e Sebastião Teixeira, barítono. Coordenação da mesa: Prof. Dr. Marcos Tognon. Na segunda mesa redonda; das 11 às 12h30, Pesquisas sobre Carlos Gomes. “Carlos Gomes didático”, com a Profa. Lenita W. M. Nogueira; Projeto Temático sobre Carlos Gomes, com Teresa Aguiar, e Projeto de Partituras Rasgadas: Antonio Carlos Gomes, com Ariane Porto. Coordenação da Mesa: Profa. Léa Ziggiatti Monteiro.

Biblioteca Central Cesar Lattes

Unicamp

20h

Recital de Canções de Carlos Gomes por alunos e ex-alunos de Canto da UNICAMP, com Daniel Duarte, Melissa Sofner, Susana Boccato, Ana Maria, Victória Real, Arthur Raymundo, Alexandra van Leeuwen e Raissa Amaral. Coordenação: Profa. Dra. Adriana G. Kayama

Câmara Municipal de Campinas

CMC/UNICAMP

12h30

Almoço Cívico em homenagem a Carlos Gomes. Palestra ilustrada com vídeos sobre a obra de Carlos Gomes, pelo Prof. José Alexandre dos Santos Ribeiro.

Restaurante da Assoc. dos Rotarianos

Rotary Carlos Gomes

20h

Recital de Modinhas, Árias e Canções Gomesianas, com João Gabriel Bertolini, Karen Stephanie, José Luiz Águedo-Silva e Alcides Acosta. Piano: Carlos Wiik

Sala de Concertos do Conserv. Pro Música

Conserv. Pro Música

20h

Palestra: “Carlos Gomes: Fator de pacificação e unidade da Nação Brasil”, por Jorge Alves de Lima”.

Restaurante da Assoc. dos Rotarianos

Rotary Clube Cambuí

Salão de Concertos do Conservatório Carlos Gomes

10h30

Missa em Memória a Carlos Gomes. Participação do Coral Pio XI, sob a regência do Maestro Oswaldo Antonio Urban.

Igreja do Divino Salvador

Coral Pio XI

20h

Ensaio Geral Aberto – Cortina Lírica da Ópera Joanna de Flandres. OMSC, Solistas, Coral Collegium Vocale. Regência – Victor Hugo Toro

Teatro Castro Mendes

20h

Récita da Cortina Lírica da Ópera Joanna de Flandres, OSMC, Solistas, Coro Collegium Vocale – Regência - Victor Hugo Toro

Teatro Castro Mendes

1ª. Semifinal do 6º Concurso Estímulo para Cantores Líricos

2ª. Semifinal do 6º Concurso Estímulo para Cantores Líricos

Salão de Concertos do Conservatório Carlos Gomes

Conserv.CG

Final do 6º. Concurso Estímulo para Cantores Líricos

20h

Récita da Ópera Joanna de Flandres, OSMC, Solistas, Coral Collegium Vocale – Regência – Victor Hugo Toro

Theatro São Pedro – S. Paulo

15h30

Palestra de Lenita W.M. Nogueira sobre Carlos Gomes. Recital do soprano Marília Teixeira e pianista Carlos Yansen.

Auditório da ACLA

ACLA

2 a 30/09

Agendar

Visitas guiadas para alunos da Rede Municipal de Ensino ao Museu Carlos Gomes e ao Monumento Tumulo de Carlos Gomes.

Museu CG

CCLA

2 a 30/09

Programa “Partitura” focalizando obras em emissoras de rádio e TV Comunitária, óperas de Antonio Carlos Gomes.

Domingos: 08h30 e 12h30, nas Rádios Brasil AM e Cultura de Amparo, respectivamente; 17h30min, no Canal 08 (NET).

Quintas-feiras: 15h30, na TV Comunitária e 20h30, Rádio Cultura de Amparo

Radio Brasil AM, Rádio Cultura de Amparo e TV Comunitária Canal 8

Vera P. Bréscia

02 a 30/09

Alunos da Rede Municipal de Ensino serão levados para assistir os principais eventos artísticos do Mês de Carlos Gomes. Farão trabalhos escritos e desenhos acerca do Maestro Tonico de Campinas.

PMC