Depoimentos

“Para o povo brasileiro e, especialmente, o de São Paulo, nunca será fastidioso ouvir falar do vulto imortal de Carlos Gomes, cujo berço foi esta paragem encantadora. Desejaria poder falar com a eloquência dos sábios sobre este nome grandioso; todavia, farei um pálido esboço do que foi este artista – glória incomparável do Brasil” – Hermes Pio Vieira (no Prólogo do livro de sua autoria “Carlos Gomes, sua arte e sua obra” (1934)

“Que Deus te abençoe, meu filho, e te conduza próspero avante pelo árduo caminho da glória que vais percorrer. Trabalha sem descanso, e, meu filho, sê feliz, muito feliz. Teu pai.”

Manoel José Gomes, o “Maneco Músico” como era conhecido, em carta a Carlos Gomes.

“O herói não somente aquele que luta nos campos de batalha, nas arenas ou nas praças esportivas; o nosso (Carlos Gomes), vencedor pelo ideal, foi herói e dos máximos, no seu campo de ação”

Juvenal Fernandes, em “Do Sonho à Conquista”.

“O tempo e as suas obras provaram que Carlos Gomes era um artista que, prematuramente, se revelou cheio de arroubo, no surto de uma inspiração ardente. Sua arte é surpreendente milagre de beleza. Há vida, movimento, um hálito de fogo, inflamando-lhe as notas. Esse ardor, esse colorido forte e triunfal de sua terra, Carlos Gomes transporta para as partituras com emotividade milagrosa e transbordante. (...)”.

Francisco Mignone, em “Do Sonho à Conquista”, de Juvenal Fernandes.

“Carlos Gomes foi um compositor eclético, que soube adaptar-se com facilidade a diversas expressões de criação musical. Além da ópera, onde está seu maior vigor criativo, compôs uma obra pianística, escreveu música sacra, musicou revistas de ano e foi autor de cantatas, modinhas e canções”.

Niza de Castro Tank, no Boletim do Centro de Memória da UNICAMP, pág. 31 (1995)

“(…) Assisti com grande satisfação minha à ópera do colega Gomes e posso afirmar-lhe que ela é de corte primoroso e reveladora de uma alma ardente, de um verdadeiro gênio musical (…). Além disso, a acolhida entusiástica do inteligente público ferrarense ao trabalho e seu autor, como aos executantes, vale mais do que o meu modesto parecer. Assino-me, devotíssimo, G. Verdi”.

(Carta de Giuseppe Verdi ao Diretor da Gazeta Ferrarense, depois da apresentação da ópera Il Guarany, em Ferrara, conforme citação de Sílio Bocanera Júnior).

O "país" de Carlos Gomes era Campinas. Não era São Paulo nem o Rio de Janeiro, onde morou de 1859 a 1863. Nem era Milão, onde morou a maior parte de sua vida. A terra de Carlos Gomes era Campinas.

( Marcus Góes - musicólogo, em entrevista de 1996)

É muita força para um Brasileirinho caipira que saiu de Campinas, pra fazer um sucesso desse na Europa 

(Niza de Castro Tank - Musicóloga / Intérprete de Carlos Gomes - Falando sobre a apresentação no Teatro alla Scala de Milão.)

Carlos Gomes o maior gênio artístico das Américas, exaltou a gleba que lhe foi berço, enalteceu a sua pátria e edificou o mundo. Bastaria essa dádiva da fortuna para Campinas ser através dos tempos, a grande Campinas de Carlos Gomes serena no pedestral de sua gloria.

(Texto lido na comemoração do primeiro centenário do nascimento de Carlos Gomes - 1936)

Carlos Gomes é o músico não Italiano que mais Operas apresentou no Teatro alla Scala. Ele é um Músico importantíssimo na trajetória musical europeia do século XIX. 

(José Alexandre dos Santos Ribeiro - Crítico de Música e Pesquisador)

Todo mundo adora ouvir Carlos Gomes, porque é uma música muito leve que flui naturalmente. Chega a ser até popularesca a música que ele escreveu.

(Fernando Lopes - Maestro e Pianista)