2015 - PROGRAMAÇÃO DO MÊS DE CARLOS GOMES

Programação do Mês Carlos Gomes 2015

Várias sessões

Programação da Secretaria de Educação, denominada "CARLOS GOMES NA ESCOLA", em conjunto com o Rotary Carlos Gomes, desenvolvida ao longo do mês com participação de alunos da 5a. Série, das 44 escolas da rede municipal. Palestras musicadas com a apresentação do vídeo sobre Vida e Obra de Carlos Gomes. Site no Portal da Prefeitura A Campinas de Carlos Gomes também servirá de fonte para pesquisas sobre Carlos Gomes na preparação dos trabalhos.

Salão Vermelho do Paço Municipal

10:00

Coletiva de Imprensa para lançamento da Programação do Mês Carlos Gomes, com a presença do Secretário e Diretor de Cultura e membros da Comissão e jornalistas.

Salão Nobre do Jóquei Clube de Campinas

01/09/2015

19:30

Abertura solene do Mês de Carlos Gomes com palestra com o convidado Dr. Marcos Virmond abordando a Produção Operística de Carlos Gomes. Exposição de Fotos da cidade de Campinas (Vila São Carlos) à época de Carlos Gomes; réplicas de cartolões das óperas gomesianas. Curadoria Marli Straccieri. Colaboração do acadêmico Fernando A. Abrahão, do Centro de Memória da UNICAMP. Participação do Coral Pio XI.

Academia Campinense de Letras

04/09/15

20:00

Recital a Carlos Gomes: "As Canções Menos Conhecidas". Cantores do elenco da ABAL e convidados especiais da UNICAMP.

Câmara Municipal de Campinas

05/09/15

20:00

Carlos Gomes nas janelas do Jóquei Clube de Campinas. Audição de Canções de Carlos Gomes com solistas líricos. Iluminação e sonorização.

Edifício do Jóquei Clube de Campinas - Pça Bento Quirino

06/13/20 /27 e 03/10/17 /24

Domingos às 08:30 e 5ª.s-feiras às 20:30

Programa “Partitura” com trechos de Óperas de Carlos Gomes. Apresentação: Vera Pessagno Bréscia

Rádio Cultura de Amparo FM 102.9 Mhz

06/13/20 /27

12:30

Rádio Brasil de Campinas AM 1270

06/13/20 /27 e 03/10/17 /24

Domingos às 17:30 e 5ªs.-feiras às 15:30

TV Comunitária – Canal 8

11/09/15

20:00

Recital "Carlos Gomes: Momentos Operísticos", com participação especial do tenor japonês Kohdo Tanaka, cantores convidados de S. Paulo.

Auditório do CCLA

12/09/15

11:00

Salão de Concertos com Obras de Carlos Gomes: Soprano Vanessa Spíndola.

Conservatório Carlos Gomes

13/09/15

16:00

Recital do Violonista e Compositor Fred Carrilho com obras autorais e modinhas de A. Carlos Gomes

Academia Campineira de Letras e Artes

13/09/15

10:30

Missa em memória de Carlos Gomes. Recital do Coral Pio XI

Igreja Divino Salvador

16/09/15

12:00

Almoço festivo do Rotary Carlos Gomes, com palestrante. Presença de rotarianos, autoridades municipais, convidados e participação da Governadora do Rotary, Roberta Lopes de Moraes.

Sede da Associação dos Rotarianos de Campinas

16/09/15

18:00

Solenidade Homenagem diante do Monumento-Túmulo de Carlos Gomes. Participação das entidades CCLA, Academia Campinense de Letras, ACLA, Conservatório Carlos Gomes, ABAL, Rotary Carlos Gomes, Lions Club Carlos Gomes. Parte artística: Coral Pio XI, Coral Meninos Cantores de Campinas, cantores líricos. Discurso do orador oficial, Prof. Dr. Marcos Padilha, e do Presidente do Rotary Carlos Gomes, Dr. Paulo Ramos.

Praça Bento Quirino

18/09/15

20:00

Momentos principais da Ópera Il Guarany (cortina lírica), com intérpretes da cena lírica de S. Paulo. Direção: Eduardo Janho-Abumrad. Piano: João Moreira Reis.

Centro de Ciências, Letras e Artes

19/09/15

12:15

Missa em memória de Carlos Gomes. Recital do Madrigal Decasom, regido por Niza de Castro Tank.

Igreja Santa Rita de Cassia (N. Campinas)

23/09/15

19:00

1ª. Semifinal do VIII Concurso Estímulo para Cantores Líricos Carlos Gomes, promovido pela Secretaria de Cultura, curadoria do CCLA e apoio técnico da ABAL Campinas. Serão escolhidos: Melhor Voz Masculina, Melhor Voz Feminina e Melhor Intérprete de Carlos Gomes.

24/09/15

19:00

2a. Semifinal do VIII Concurso Estímulo para Cantores Líricos Carlos Gomes, promovido pela Secretaria de Cultura, curadoria do CCLA e apoio técnico da ABAL Campinas. Serão escolhidos Melhor Voz Masculina, a Melhor Voz Feminina e Melhor Intérprete de Carlos Gomes.

25/09/15

19:00

Final do VIII Concurso Estímulo para Cantores Líricos Carlos Gomes, promovido pela Secretaria de Cultura, curadoria do CCLA e apoio técnico da ABAL. Serão escolhidos Melhor Voz Masculina, Melhor Voz Feminina e Melhor Intérprete de Carlos Gomes.

26/09/15

20:00

Concerto da OSMC, Regência da Maestrina Ligia Amadio, solistas, com árias e duetos das óperas de A. Carlos Gomes

Pedreira do Chapadão

27/09/15

16:00

Palestra sobre o Maestro Antônio Carlos Gomes, com Prof. José Alexandre dos Santos Ribeiro. Parte artística com direção de Niza de Castro Tank.

Academia Campineira de Letras e Artes

29/09/15

20:00

Concerto com Quarteto de Cordas Carlos Gomes de Campinas - Sonata em Ré, de Carlos Gomes. Participação do Grupo de Dança, coreografia de Rubén Terranova e Fernando Zavickis. Grupo de Música de Câmara, com Luiza Miana, Rafael Leoni e pianista Rafael Leandro Gouvêia.

TM José de Castro Mendes

30/09/15

20:00

Concerto do Ensemble do prof. Lars Hoefs - Obras de Villa-Lobos dedicadas e estreadas pelo violoncelista Iberê Gomes Grosso; e Sonata em Ré, último movimento “Burrico de Pau”.

Centro de Ciências, Letras e Artes