Como nasceu o projeto Carlos Gomes nas escolas

PROJETO CARLOS GOMES NAS ESCOLAS,ESPALHOU SEMENTES E DEU FRUTOS

O Projeto Carlos Gomes nas Escolas foi apresentado à Secretaria de Educação do Município de Campinas, pela primeira vez, pelo advogado e tenor Vicente de Paulo Montero, em 2007, tendo por objetivo levar às crianças, adolescentes e adultos das escolas públicas municipais de Campinas a obra do grande compositor campineiro, representada por suas modinhas e canções. Dentre essas modinhas e canções se encontrava, naturalmente, a composição “Progresso – Coro triunfal – Para o povo campineiro”, o hino oficial do município de Campinas conforme estabelecido na Lei no 7.945, de 27 de junho de 1994. Sua execução é obrigatória em todas as solenidades municipais e nas escolas públicas e particulares de Campinas conforme Lei Municipal nº 11.999, de 16 de junho de 2004 que diz textualmente:

LEI Nº 11.999 DE 16 DE JUNHO DE 2004
(Publicação DOM 17/06/2004: p.07)
OBRIGA A EXECUÇÃO DO HINO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS EM TODA SOLENIDADE MUNICIPAL E NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS
A Câmara Municipal aprovou e eu Prefeita do Município de Campinas, sanciono e promulgo a seguinte lei:
Art. 1º
 - O Hino Oficial do Município de Campinas, instituído pela Lei nº 7.945 , de 27 de junho de 1994, será executado durante toda solenidade municipal.
Art. 2º
 - Fica obrigatório o ensino do canto e da interpretação da letra do Hino Oficial do Município de Campinas em todos os estabelecimentos de ensino público municipal, de nível fundamental.
Art. 3º
 - Nos estabelecimentos de ensino da Rede Pública Municipal, a execução do Hino Municipal se fará na ocasião do hasteamento da bandeira, pelo menos uma vez por mês, em seguida ao hasteamento da Bandeira Nacional, Bandeira do Estado e da Bandeira do Município, em observância ao dispositivo pela legislação federal, estadual e municipal.
Art. 4º
 - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Com o objetivo de colaborar com ambas as leis citadas, o tenor Vicente Montero gravou o CD “Carlos Gomes – Modinhas e Canções na Voz de Vicente Montero”, na qual se destaca o hino Progresso – Coro triunfal – Para o povo campineiro, registrado pela primeira vez na voz de um tenor, com acompanhamento de excepcional arranjo orquestral.

A Secretaria de Educação de Campinas reconheceu o valor educativo do projeto, aprovando-o e viabilizou dezenas de apresentações nas Escolas Municipais, entre os anos de 2007 a 2009. Os eventos nas escolas eram simples: os aspectos da vida de Carlos Gomes eram apresentados aos alunos pela pesquisadora cultural Marisilda Tescaroli, entremeada por canções do compositor, em português e italiano, interpretadas ao vivo por Vicente Montero, entre elas as modinhas SUSPIRO D´ALMA e QUEM SABE?! e as canções RONDINELLA e CANTA ANCOR. A voz do tenor sobressaia tendo como fundo o “playback” do CD “Modinhas e Canções de Carlos Gomes na voz de Vicente Montero”.

Emoldurando e ilustrando o momento musical, havia a exposição de banner com a foto em tamanho grande do célebre compositor. Todos os alunos recebiam, ainda, cópia da letra da música QUEM SABE?!. Nesse folheto constava o breve currículo do compositor, sua foto e assinatura.

Esse ciclo durou três anos, tendo sido realizado entre os meses setembro a dezembro dos anos de 2007 a 2009, período em que o tenor Vicente Montero e a palestrante, Marisilda Tescaroli, visitaram 44 escolas de ensino fundamental (EMEF), além de duas de ensino infantil (CEMEI) e uma EMEJA, todas da rede municipal de ensino de nossa cidade. Era comum o cantor ser convidado a retornar mais de uma vez às escolas. Em uma delas, Vicente Montero voltou três vezes e em várias outras, mais duas vezes. A repercussão foi tão boa que até escolas estaduais convidaram o tenor para apresentar a música de Carlos Gomes.

Em muitas escolas também os pais de alunos participavam do projeto ao lado dos filhos.

A experiência foi inesquecível para Vicente Montero, e ele justifica: “pelo fato de que pude observar os benefícios que a música erudita promove, mesmo entre aqueles que nunca a tenham ouvido”. E continua: “Fiquei feliz em constatar que muitas escolas já tinham preparado os alunos para o projeto. Em mais de uma escola fui levado a salas em que a vida de Carlos Gomes e sua obra estavam transpostas para desenhos e textos, os quais eram expostos na própria escola”.

Vicente Montero considera um privilégio poder ver a semente germinar e dar fruto. Essa alegria que teve durante as apresentações, pois em muitas escolas os alunos conheciam a música QUEM SABE?! Mesmo aqueles que não a conheciam conseguiram cantar a singela canção que Carlos Gomes fez para sua amada Ambrosina; numa escola as crianças aprenderam a música para poder cantar com Vicente Montero no dia da apresentação. Os alunos pedirem autógrafo ao cantor era uma coisa comum; e também era costumeiro ser abraçado pelos alunos ao final da apresentação.

Vicente Montero diz que percebeu um interesse muito grande nas escolas em conhecer mais sobre Carlos Gomes e aprender o hino de Campinas. Atendendo ao pedido dos professores uma cópia do playback do CD de Vicente foi fornecida a eles para poderem ensinar os alunos a cantarem o hino. Esse interesse existia não só nos alunos, mas também nos professores e funcionários que também ficaram tocados com o que lhes foi apresentado sobre Carlos Gomes. Ao final da apresentação, os alunos e professores vinham buscar informações sobre escolas de música, escolas de canto, livros sobre a vida de Carlos Gomes, etc.

Um dos frutos positivos colhidos pelo projeto foi a presença de alunos e professores da EMEF Edson Luis Chaves, do Bairro Santa Rosa, em um dos Encontros Musicais da ABAL – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA CARLOS GOMES DE ARTISTAS LÍRICOS, na época realizados na Sala Carlos Gomes. Eles lotaram um ônibus e vieram até o Centro de Convivência Cultural para conhecer mais sobre música lírica. Também em 11 de dezembro de 2009 alunos, professores e a diretora da CMES Profº SÉRGIO ROSSINI, Sra. Arlete Silva Ruy, estiveram presentes num Encontro Musical da ABAL, atendendo ao convite feito quando da apresentação do projeto na escola.

Vicente Montero conclui seu depoimento sobre essa experiência dizendo que “mais que nunca continuo convicto que a cultura é de suma importância para as pessoas e para a nossa sociedade. A música acima de todas as artes é a que mais agrega, que une pessoas e grupos. Estou convencido também da força energética positiva da música de Carlos Gomes. Assim como convidamos aos alunos da rede municipal de ensino, convido a você caro leitor, a conhecer mais sobre a vida cheia de lutas e bons exemplos do maestro Antonio Carlos Gomes, e também sobre a sua magnífica obra que tanto me enche de orgulho”.

A Câmara Municipal de Campinas gravou um videoclipe do Hino Progresso com o tenor Vicente de Paulo Montero, o qual é exibido em solenidades especiais na própria Câmara.

Depoimento prestado por: Vicente de Paulo Monteiro
Tenor
Email: vicentedepaulo.montero@gmail.com
Telefones: (19) 3251.9293, 3253.4078 e 99132.7903

Campinas, 18 de agosto de 2015.