CARLOS GOMES, IMPORTANTE COMPOSITOR

Ano : 
2013
Escola: 
E0224 - EMEF LEONOR SAVI CHAIB
Tipo de trabalho: 
Redação
HIGOR GUSTAVO DE OLIVEIRA FREIRE
Série: 
Turma: 
A

Carlos Gomes foi um grande maestro, e o mais importante compositor de ópera brasileiro.
Nasceu em Campinas.
Quando criança sua mãe Fabiana Jaguari Gomes foi assassinada aos 28 anos. O pai teve que cuidar dos filhos e passou por momentos de dificuldades. Então criou uma banda com seus filhos para animar bailes e concertos.
Aprende com o pai a tocar clarineta e violino e aos onze anos começa a estudar piano e ele ainda não sabia nada de harmonia.
Em Campinas ficou conhecido pelo apelido de “Nhô Tonico”, nome com assinava até em suas dedicatórias. Aos 15 anos, compôs valsas, polcas e quadrilhas. Aos 18, em 1854, compôs a primeira “Missa de São Sebastião” dedicada ao pai e repleta de misticismo. Em 1857, compôs uma modinha chamada “Suspiro D’Alma”.
Já homem lecionava piano e canto.
Era conhecido também em São Paulo onde compôs o “Hino Acadêmico” em 1859, e a modinha “Quem Sabe’”, em 1860.
No mesmo ano mudou-se para o Rio de janeiro e matriculou-se no Conservatório de Música, onde apresentou as suas primeiras óperas: “A Noite do Castelo”, (1861) e “Joana de Flandres”, (1863).
Esta faz Dom Pedro II dar-lhe uma bolsa de estudos em Milão. Foi nesta cidade que ganha o troféu internacional ao apresentar a ópera “O Guarani” no teatro Scala, em 1870.
É condecorado por Dom Pedro II. Ainda na Itália escreve outras óperas e casa-se com uma italiana.
Retorna ao Brasil em 1880 em uma turnê pelo país. Recebeu um convite para tomar conta da Escola de Música de Veneza e do conservatório do Pará. Doente prefere voltar ao Brasil e em 16 de setembro de 1896, aos 60 anos, morre de câncer na língua em Belém do Pará.