Antonio Carlos Gomes é o nome do compositor que em 11 de Julho de 1836, nascia na Vila São Carlos, hoje, Campinas. Ainda jovem ficou conhecido como Tonico. Eram seua pais Manuel Jose Gomes e Fabiana Jaguari Gomes. Quando Carlos Gomes ainda era criança perdeu sua mãe que foi brutalmente assassinada. Seu pai teve muita dificuldade para criar os seus vinte filhos. Para sustentar a família ele trabalhava num pequeno comécio e dava aulas de música. Com os filhos formou uma banda. Carlos Gomes ainda muito jovem aprendeu com seu pai e seu irmão Juca os primeiros acordes. Tonico teve uma namorada, Ambrosina. Ele gostou tanto dela que compôs uma música "Quem Sabe" em sua homenagem.
Quando foi para o Rio de Janeiro conheceu o Imperador D. Pedro II que se encantou com sua música e conseguiu para ele uma bolsa de estudos na Europa. Em Milão estudou com Lauro Rossi e apresentou no "Teatro Alla Scala" sua mais importante ópera "O Guarani".
Essa ópera fez muito sucesso e lhe deu a reputação de um dos maiores compositores líricos da época.
O maestro volta ao seu país que tanto amava. Sentia-se doente e queria morrer em sua pátria. Vai para Belém do Pará para assumir a direção do conservatório musical da cidade a convite do governo paraense. Em 16 de setembro de1896 em Belém do Pará, ele morre aos 60 anos, deixando uma bela trajetória de sucesso que o acompanhará pela eternidade. Sua música é tocada e lembrada até hoje, pois alcançou fama entre às nações.