PALESTRAS, DANÇA E MUITO MAIS MARCAM MÊS DE CARLOS GOMES

A obra e vida do compositor e maestro Carlos Gomes (1836-1896) será revisitada em um conjunto de atividades com palestras, dança, coral, missa, lançamento de livro e música, muita música. O legado sonoro do maior compositor de óperas das Américas irá movimentar a cidade neste setembro de Primavera.

Durante o anúncio da programação, feita pela comissão organizadora nesta terça-feira, 29 de agosto, no Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA),  o historiador Jorge Alves de Lima lançou a instigante sugestão de dar o nome do músico campineiro ao Aeroporto Internacional de Viracopos. "Se o Rio tem o Aeroporto Antônio Carlos Jobim, por que não termos o nosso Carlos Gomes?", destacou o presidente do CCLA, Alcides Acosta. Ideia lançada (e aprovadíssima), passaram aos detalhes da programação.

O Mês Carlos Gomes é realizado pela Prefeitura de Campinas, por meio das secretarias da Cultura e da Educação, em parceria com entidades culturais representativas da cidade.

O início das atividades acontece nesta sexta, 1 de setembro, no CCLA, com o recital dos cantores Kohdo Tanaka, João Gabriel Bertolini e Vicente Montero (tenores),  Susana Boccato (mezzo-soprano),  Rafael Leoni (baixo), que serão acompanhados pelo pianista José Francisco da Costa.

Um dos destaques  é o espetáculo “Côncavo e Convexo”, que será apresentado no domingo, 3 de setembro, às 18h30, no Teatro Castro Mendes. A montagem reúne performances relacionadas à cultura Hip Hop, em especial as danças urbanas, com música de Carlos Gomes.

Outro momento esperado é o Concurso Estímulo Para Cantores Líricos Carlos Gomes, realizado pela Secretaria de Cultura, com apoio do Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA) e da Associação Brasileira “Carlos Gomes” de Artistas Líricos (Abal). Em sua 10ª edição, o concurso premia a melhor voz masculina, melhor voz feminina e melhor intérprete de Carlos Gomes. “É uma vitrine para a descoberta de novos talentos no canto lírico”, afirma Alcides Acosta, presidente da Abal.

Os vencedores serão solistas dos concertos da Sinfônica de Campinas nos dias 16, sexta, e 17, sábado. Estas apresentações terão ainda as participações especiais da bandinha cênica dos cursos infantil e infanto-juvenil e dos corais do Conservatório Carlos Gomes, com perto de 150 participantes em cena para um repertório vibrante com a protofonia de "O Guarani", de Carlos Gomes, e a Cantata da primavera, de Orlando Fagnani, com arranjo de Léa Ziggiatti.

A missa em memória de Carlos Gomes, no domingo, 17, às 10h30, na Igreja Divino Salvador, contará com o Coral Pio XI, regido pelo maestro Oswaldo Antônio Urban, um dos mais importantes regentes da cidade.

O público irá conferir, ainda, a cantata a Carlos Gomes nas janelas do Jockey Club Campineiro com os cantores da Abal.

A Orquestra Sinfônica de Americana e a Banda Carlos Gomes também estarão interpretando o compositor campineiro em obras emblemáticas.

Em parceria com o Rotary Clube e Jockey Club,  durante todo mês, os alunos da 5ª série de 44 escolas da rede municipal irão palestras musicadas com apresentação de vídeo para a elaboração dos seus trabalhos que irão concorrer no Concurso Literário Carlos Gomes.