O Maestro Carlos Gomes

Ano : 
2015
Escola: 
EMEF "Padre Domingos Zatti"
Tipo de trabalho: 
Redação
Thais Flauzino Merlo
Série: 

Antonio Carlos Gomes foi o mais importante compositor de ópera brasileira. Destacou-se pelo estilo romântico, com o qual obteve carreira e destaque na Europa do século IXX. Foi o primeiro compositor brasileiro a ter suas obras apresentadas no "TEATRO ALLA SCALA" em Milão - Itália. É o autor da ópera " O Guarani".

Carlos Gomes nasceu em Campinas, em uma segunda feira, numa humilde casa da Rua da Matriz NOva na cidade das andorinhas. Ficou conhecido por Tonico, nome que assinava, até suas dedicatória.

Carlos Gomes muito cedo conheceu a dor, com a perda de sua mãe, trágica e misteriosamente assassinada. Seu pai passou muitas dificuldades para sustentar e criar os vinte e cinco filhos.

Com os filhos formou uma banda musical, onde Carlos Gomes iniciou seus primeiros passos artísticos. Com quinze anos de idade, compôs valsas, quadrilhas e polcas.

Aos dezoito anos, dedicou ao pais sua primeira obra, Missa de São Sebastião. É uma composição repleta de misticismo e beleza. Na execução da missa Carlos Gomes cantou solos, mas a emoção lhe embargou a voz e comoveu a todos os presentes, especialmente seu irmão mais velho o José Pedro.

Moço ainda, lecionou piano e canto para as mocinhas das fazendas visinhas de Campinas. Dedicava sempre com afinco ao estudo das óperas, demonstrando preferência pelo compositor Giuseppe Verdi. Fugiu para São Paulo a procura de novas pessoas. Lá ficou conhecido realizando frequentes concertos. Chegou a compor o Hino Acadêmico para seus amigos da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Até hoje este hino é cantado pelos estudantes da faculdade.

A primeira ópera "A Noite no Castelo" foi apresentada no dia quatro de setembro de 1861 no Teatro da Ópera Nacional na cidade do Rio de Janeiro. Tonico estava com apenas vinte e cinco anos de idade. Essa Ópera foi baseada na Obra de \antonio Fekiciano de Castelo. Foi um grande acontecimento para  Carlos Gomes que foi levado para casa em triunfo por uma entusiamada multidão que o aclamava sem cessar. Até o IMperador ficou entusiamado com o jovem compositor conseguindo para ele um aperfeiçoamento na Itália.

Carlos Gomes ficou conhecido mundialmente nos dando hoje a oportunidade de escrevermos sobre ele que nunca será esquecido, pois ele foi o primeiro compositor brasileiro a alcançar fama internacional.