O Projeto em 2014

No ano de 2014, foi realizado o Projeto sobre a vida de Antonio Carlos Gomes, no Rotary Club Carlos Gomes, à Av. Benjamin Constant nº 1704.

Com participação especial de Vera Pessagno e José Mario Regina, foi promovida uma “Palestra Musical” aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Campinas.

Semanalmente, a Secretaria de Educação levou 200 alunos ao Rotary Club para ouvirem sobre o grande compositor campineiro, Antonio Carlos Gomes totalizando de 800 crianças participantes.

Foi interessante observar a interação dos alunos durante às apresentações, onde todos os presentes participaram ativamente cantando a modinha “Quem Sabe?!” de autoria do Maestro. Ao término de cada encontro, foi proposto aos alunos que escrevessem uma redação sobre tudo o que ouviram a respeito do compositor e assim participassem de um concurso. As redações foram avaliadas por técnicos conhecedores sobre a vida e obras de Carlos Gomes e, dentre todas as redações, 5 foram escolhidas e receberam prêmios oferecidos pelo Rotary Club Carlos Gomes.

Antonio Carlos Gomes é um orgulho para a cidade de Campinas e para o Brasil. Foi destaque no cenário lírico musical do século XIX.

Com esse Projeto, pretende-se deixar viva a memória brasileira desse ilustre compositor proporcionando assim, mais conhecimento e mais cultura para os jovens da nossa cidade.