Minha Vida

Ano : 
2015
Escola: 
EMEF -"Dr. Lourenço Bellocchio"
Tipo de trabalho: 
Redação
Jackson Vinicius Silva de Andrade
Série: 

Eu sou Antônio Carlos Gomes. Quando eu era pequeno meu apelido era Tonico. Meu pai se chama Manuel José Gomes, e minha mãe, Fabiana Jaguari Gomes, e meu irmão José Pedro. 

Perdi minha mãe ainda criança. Ela foi morta brutalmente. Até hoje não sabemos quem foi o autor desse crime, mas desconfio de um rapaz que ganhou muito dinheiro sem explicação. Dizem que ela foi morta a mando de uma mulher que gostava de meu pai.

Muitos me chamam de "cabeça de leão" por que tenho muito cabelo, comprido e encaracolado. A minha cabeça é oval, tenho um grosso bigode e sobrancelhas volumosas. Mas esse é o meu charme. Não me importo com apelidos. Tive um romance no Rio de Janeiro com Luiza, uma linda moça, mas não foi adiante. Foi nesta ocasião que conheci D. Pedro II. Fiz algumas apresentações para o Imperador do Brasil. O meu grande amor foi Ambrosina que mora em Campinas, minha terra natal. Nosso amor não foi adiante, penso nela até hoje. Compus várias músicas que ela nem imagina que foram feitas pensando no nosso amor. "Tão  longe de mim distante" é uma delas.

Na Itália casei-me com uma pianista, Adelina Peri, mas hoje sou viúvo. Nunca mais me interessei por outras mulheres, só a música.

Toquei na banda de meu pai desde criança, junto com meus vinte e cinco irmãos. Também fui alfaiate, costurei para muita gente importante quando Campinas ainda era uma vila. Meu interesse maior sempre foi a música. Meu pai queria que eu ficasse em Campinas, e tocasse sempre em sua banda, mas fugi. Deixe dei uma carta explicando meus motivos. Meu irmão José Pedro me apoiou. Fui para São Paulo e de lá para o Rio de Janeiro. Eu queria mais, sabia das minhas qualidades.

Outro dia recebi uma carta de meu pai perdoando por ter ido embora. Ele disse que queria a minha felicidade e estava orgulhoso da minha coragem. Fiquei aliviado com essa carta. O Imperador me ofereceu uma bolsa de estudos na Europa, então segui para a Itália. Chegando lá compus muitas músicas, fui aclamado pelo público, ganhei muito dinheiro, mas tudo acaba.

Minha principal obra é "O Guarani", me emociono toda vez que a escuto e recordo de sua história. Hoje sou o Coordenador da Escola de Música em Belém do Pará. Estou um tanto quanto doente e sei que meus dias estão terminando. Logo completarei sessenta anos.

Adeus minha querida Campinas, adeus Ambrosina meu grande amor, adeus família. Espero que um dia minhas obras sejam lembradas. Assinado: Antônio Carlos Gomes